Orientação Tributária Eletrônica


Conforme determina o art. 102 da Lei nº 7.000/2001, todo aquele que tiver legítimo interesse pode formular consulta sobre interpretação e aplicação da legislação de regência dos tributos sob competência da Sefaz/ES (ICMS, ITCMD, IPVA e TAXAS):

- sujeito passivo de obrigação tributária principal ou acessória; e
- entidade representativa de categoria econômica ou profissional.

Obs.: empresas prestadoras de serviços de contabilidade e assessoria jurídica não poderão formular consulta em seu próprio nome no interesse de terceiros.

No caso de dúvidas sobre assuntos inerentes à atividade de pessoas jurídicas, é obrigatório o preenchimento do campo referente ao CNPJ. Apenas serão respondidas perguntas formuladas em nome de pessoa física que estejam relacionadas ao seu próprio interesse (Ex: questões relativas ao ITCMD, IPVA, etc.).

Primeiramente, para esclarecer suas dúvidas acesse um dos seguintes links:


Caso a dúvida não seja solucionada por um desses acessos, solicite abaixo um atendimento eletrônico e preencha corretamente os campos do formulário.

Exponha de modo claro e conciso o seu questionamento, com a indicação do dispositivo legal objeto da dúvida, para que possamos atender-lhe. Questionamentos que não forem claros serão indeferidos.

Questionamentos sobre procedimentos estritamente operacionais não serão respondidos, e deverão ser dirigidos diretamente ao Fale Conosco.

Por fim, informamos que as respostas constantes desse serviço têm caráter apenas de orientação e não geram efeitos decorrentes de uma consulta formal.


Solicite atendimento eletrônico:  


Assunto:

Secretaria Secretaria da Fazenda

2003 - 2022 Secretaria da Fazenda

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,185 segundos.