|

Principal InformaçõesNotícias


Sefaz promove palestra sobre Novembro Azul
08/11/2019- Palavras-chave: palestra, novembro azul
No mês de conscientização sobre a saúde do homem, mais conhecido como Novembro Azul, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) promoveu uma palestra para os seus servidores, com foco na saúde do homem.

A palestrante convidada para o evento foi a enfermeira Ione Dias, que trabalha no Instituto de Urologia do Estado. Ela começou perguntando se entre os presentes, alguém já tinha se consultado com um andrologista (especialista que lida com a saúde do homem) ou urologista. Ninguém levantou a mão. A enfermeira esclareceu: “Ainda hoje é muito difícil, há um afastamento do homem com relação a sua saúde. O homem não é instruído a se consultar periodicamente com o urologista, muitos só vão quando sentem dor”, afirmou.

Segundo Ione Dias, a idade para o homem começar a fazer o exame de próstata depende do histórico familiar. “Um caso na família acende uma luz de alerta, fazendo com que seja necessário começar a fazer o PSA, sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico, antes dos 35 anos”, disse.

As dicas dadas pela palestrante para evitar o câncer de próstata são: fazer exercícios, ter uma vida saudável e exames preventivos. Os sinais que os homens devem ficar em alerta são: dor ao urinar, diminuição do jato urinário, maior necessidade de urinar de dia ou à noite.

Para a enfermeira, não é somente o câncer de próstata que deve ser falado, existem outras doenças que também precisam de atenção, como o câncer de testículo e o câncer de pênis. “O foco do Novembro Azul é o câncer de próstata, mas é preciso conscientizar os homens com relação a todas as doenças que envolvem a sua saúde”, garantiu.
O preconceito é muito grande, mas a enfermeira acredita que “o segredo é a conscientização, só assim é possível quebrar certos mitos com relação à saúde masculina. Com o diagnóstico precoce as chances de cura são muito altas”, ressaltou.

A subgerente de Desenvolvimento Fazendário, Maria da Penha Zanoni, conta que é preciso vencer o preconceito e se preocupar mais com a saúde masculina. “Além da importância do tema, sentimos que é necessário quebrar tabus. Não podemos deixar que os receios com relação aos tratamentos, principalmente do sexo masculino, causem a interrupção de vidas”, declarou.

Texto: Djhonatan Moreira

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos
(27) 3347-5128 / (27) 99883-2836
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br


Últimas Notícias
11/11/2019 - Secretário da Fazenda presta contas do segundo quadrimestre de 2019 na Assembleia Legislativa
11/11/2019 - Com novo aporte, Fundo Soberano passa a marca de R$ 100 milhões
08/11/2019 - Sefaz promove palestra sobre Novembro Azul
07/11/2019 - Sefaz realiza workshop sobre Inteligência Fazendária
05/11/2019 - Sefaz divulga resultado de recursos dos municípios ao IPM Provisório
30/10/2019 - Sefaz realiza palestra em comemoração à semana do Servidor Público
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2019 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,082 segundos.