|

Principal InformaçõesNotícias


Sefaz realiza workshop sobre Inteligência Fazendária
07/11/2019- Palavras-chave: Sefaz realiza workshop sobre Inteligência
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) realizou nesta semana, o workshop “Inteligência Fazendária”, com participação de servidores da Secretaria e de outros órgãos públicos do Estado. O foco do evento foi o potencial das soluções tecnológicas em analytics associadas à inteligência fazendária na busca de resultados mais céleres, precisos e com maior eficiência operacional. A empresa IT-Tech Solutions apresentou três casos cobre a utilização do sistema SAS ou "Statistical Analysis System", sistema já utilizado pela Sefaz.

Na abertura do evento, o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, destacou que a atividade serve de capacitação para uma melhor compreensão dos dispositivos tecnológicos que já existem no cotidiano da Secretaria. "Temos muitas ferramentas em mãos e temos que utilizá-las de maneira correta. Elas trazem resultados importantes para a otimização dos trabalhos da Sefaz e para a eficiência da gestão patrimonial e da infraestrutura", disse.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Sefaz, Marcelo Cornélio, a motivação do workshop veio a partir da uma necessidade percebida de um diagnóstico realizado pela Gerencia de Tecnologia (Getec), no início do ano.

"Foi identificada a falta de sinergia entre as áreas de tecnologia e de negócios. Neste sentido, percebi que deveria fomentar iniciativas que estimulassem trabalhos em conjunto entre as áreas de busca por soluções e inovações tecnológicas viáveis e adequadas para atender aos desafios reais dos diversos setores da Secretaria como, por exemplo, na detecção de fraude utilizando técnicas de Machine Learning e Inteligência Artificial (AI). Assim surgiu a ideia de buscarmos aprofundar o assunto e estreitar este contato", explicou.

O diretor da IT-Tech Solutions, Miro Dalberto, apresentou a SAS, que tem a detecção e a prevenção de fraudes como expertises. "Temos plataformas analíticas que permitem um trabalho de inteligência com a base de dados da Sefaz. Será possível desenvolver pesquisas, por exemplo, na área de fiscalização que apontarão fraudes de maneira mais ágil, bem como trabalhar com prevenção. Hoje, além de mostrar o que já é realizado, apontamos o potencial de uso das tecnologias em toda a área de negócios, afirmou.

Gerência de Tecnologia

A Getec tem realizado alguns eventos durante o ano com o objetivo de disseminar suas ações para que toda a Sefaz possa participar dos processos de tomada de decisão em relação aos projetos complexos ou que utilizem soluções tecnológicas ainda não disseminadas no órgão.

"Queremos trabalhar cada vez mais com inteligência, com maior produtividade, redução de custos e tomada de decisões mais rápidas e precisas. Temos grandes possibilidades quando trabalhamos em conjunto e de forma integrada”, apontou Cornélio.

A motivação da Getec para essas realizações é o seu entendimento sobre a importância de acompanhar e evoluir nestas tecnologias, métodos e processos de forma segura e célere, minimizando riscos e maximizando a economia de recursos, a eficiência e a eficácia dos projetos envolvendo todas as áreas.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos
(27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.br


Todas Notícias
11/11/2019 - Secretário da Fazenda presta contas do segundo quadrimestre de 2019 na Assembleia Legislativa
11/11/2019 - Com novo aporte, Fundo Soberano passa a marca de R$ 100 milhões
08/11/2019 - Sefaz promove palestra sobre Novembro Azul
07/11/2019 - Sefaz realiza workshop sobre Inteligência Fazendária
05/11/2019 - Sefaz divulga resultado de recursos dos municípios ao IPM Provisório
30/10/2019 - Sefaz realiza palestra em comemoração à semana do Servidor Público
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2019 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,103 segundos.