Sefaz cria Rede de Líderes para ampliar a captação de recursos federais
02/09/2019- Palavras-chave: REDE DE LÍDERES, SEFAZ, RECURSOS FEDERAIS
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) iniciou, na última semana, a estruturação de uma Rede de Líderes Públicos em Convênios. A iniciativa faz parte do Programa de Captação de Recursos de Transferências Voluntárias Federais, coordenado pelo Tesouro Estadual, em atendimento ao Decreto Estadual nº 3542-R (de 18/03/2014) e ao Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério de Economia.

A rede será formada por servidores públicos que, sob a coordenação da Sefaz, receberão capacitação técnica para ampliar a obtenção de recursos que são transferidos de forma voluntária pelo governo federal.

Os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual poderão indicar até dois servidores para participar da Rede. Também está prevista a participação de servidores de prefeituras.

O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, falou sobre o convite aos entes municipais. "Convidamos todos os municípios capixabas para participar dessa iniciativa porque entendemos que o trabalho contribuirá para o acesso a novas fontes de recursos e facilitará o financiamento projetos municipais”, disse.

Os integrantes da Rede de Líderes receberão capacitação técnica pela Sefaz em temas relacionados à captação de recursos, operacionalização do Siconv, gestão dos instrumentos e a fiscalização dos contratos.

O consultor do Tesouro Estadual, Eduardo Araújo, detalhou parte da estrutura do programa. “Estruturamos uma trilha de capacitação com módulos envolvendo desde a fase inicial de elaboração de projetos até a prestação de contas de convênios. Além de ajudar na identificação de novas oportunidades, vamos atuar para reduzir as devoluções de recursos que às vezes ocorrem por problemas de gestão”, acrescentou

Como participar

A Rede de Líderes Públicos em Convênios é uma iniciativa que integra o Programa de Captação de Recursos de Transferências Voluntárias Federais, coordenado pelo Tesouro Estadual. A Sefaz abriu vagas para participação de até dois servidores, indicados por representantes legais de órgãos/entidades. O formulário de inscrição está disponível em http://bit.ly/sefazrede. As datas das capacitações serão divulgadas posteriormente.

Informações à Imprensa:
Alexandre Lemos
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br

06/12/2019 - Secretaria da Fazenda divulga calendário de vencimento do IPVA 2020
06/12/2019 - Valor de Referência do Tesouro Estadual (VRTE) será de R$ 3,5084 em 2020
05/12/2019 - Carteira de Projetos do Parcerias ES tem três sondagens de mercado abertas
04/12/2019 - Servidora da Sefaz vai coordenar a Escola Nacional de Trilhas de Aprendizagem
02/12/2019 - Sefaz e MPES deflagram Operação Blindagem no ramo supermercadista
26/11/2019 - Secretaria da Fazenda deflagra mais uma fase da Operação Gasóleo