|

Principal InformaçõesNotícias


Sefaz recebe capacitação em E-Docs e apresenta inovações em redesenho de processos
14/08/2019- Palavras-chave: DIA E-DOCS, SEGER, SEFAZ
Como parte da programação do "Dia D E-docs" promovido pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) receberá, nesta quinta-feira (15), uma capacitação sobre as funcionalidades do sistema.

O curso foi desenvolvido em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e contará com 18 turmas. Além da Sefaz, a capacitação será realizada em outros órgãos do Estado, abrangendo os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, beneficiando cerca de 400 profissionais.

Desde setembro de 2018, o Escritório Local de Processos e Inovação (Elpi) prepara o órgão para a utilização da iniciativa por meio de ações como a apresentação do sistema para seus gestores, divulgação de diversos comunicados internos, mobilização para que todos os 587 servidores fizessem sua conta no acesso cidadão.

Já foram treinados 124 servidores no próprio órgão, sem nenhum ônus para o erário público. Na ocasião foi disponibilizado um curso de Educação à Distância para os servidores das regionais.

Em 2018, além dos processos de “Diárias”, foram iniciadas as autuações no E-Docs de outros processos como: Execução de Contratos, Gratificação aos Membros das Turmas de Julgamento da Tributação e Gratificação aos Membros do Conselho Estadual de Recursos Fiscais. Gradativamente, outros assuntos estão sendo implementados.

À medida que a gestão administrativa é modernizada por meio da otimização que tornam mais eficientes processos de trabalho, é garantida a qualidade dos serviços prestados. A consequência direta é o aumento da satisfação dos cidadãos.

Redesenho de processos

Ainda em 2011, a Sefaz adotou um modelo de Gestão por Processos no sentido de buscar a excelência em sua gestão. A condução do projeto de Redesenho de Processos ficou sob a responsabilidade da Gerência de Desenvolvimento Fazendário (Gedef), por meio da Subgerência de Avaliação e Desenvolvimento Organizacional (Sudor). Desde então, a equipe atua para dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento organizacional para otimizar e aprimorar cada vez mais os processos de trabalho da Secretaria.

Em 2017 foi elaborada a Cadeia de Valor da Sefaz e 76 processos foram redesenhados, resultando em 271 ações de melhorias. Aproximadamente 50% dos servidores foram capacitados na metodologia de Gestão por Processos.

Com o redesenho, a secretaria obteve ganhos como o conhecimento pelas áreas dos seus respectivos processos de trabalho; a sistematização de cada fluxo; o debate; e as proposições de melhorias que vem sendo implementadas.

Neste contexto, a contribuição dada à implementação do “Novo Modelo de Fiscalização” alterou de forma significativa os processos da Gerência Fiscal com a criação da Supervisão de Grandes Contribuintes, que acompanha e garante a arrecadação dos 33 maiores contribuintes do Estado.

A alteração na forma de auditoria fiscal, que antes era mais demorada e agora busca ações mais específicas e pontuais, ampliou o número de contribuintes auditados e aumentou a percepção de risco dos contribuintes.

Benefícios

O “Novo Modelo de Fiscalização” implantado proporcionou um incremento na arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), comprovado pelo crescimento nominal de 15,54% no primeiro semestre de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018.

Outro ganho que pode ser destacado foi com relação à “Qualidade do Gasto”, realizado pelo Tesouro Estadual que, a partir do redesenho, institucionalizou o trabalho de monitoramento contínuo iniciado na Sefaz que vem sendo estendido aos demais Órgãos Estaduais. No caso da Sefaz, a secretaria teve uma redução de 62%.

Atualmente, o Elpi realiza acompanhamento junto às áreas e está em fase de homologação de sua nova Cadeia de Valor e do Macrofluxo da Sefaz, cujas ferramentas são fundamentais para implantação da ISO 9001.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos
(27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br


Todas Notícias
10/07/2020 - Obrigatoriedade de utilização do Manifesto de Documento Fiscais Eletrônico (MDF-e) já está valendo
02/07/2020 - "Como elaborar bons projetos para captação de recursos" é tema do 5º Webinar da Rede de Líderes
02/07/2020 - Governo do Estado prorroga prazos de procedimentos e processos para contribuintes
29/06/2020 - Obrigatoriedade de emissão do MDF-e em operações e prestações dentro do ES passa a valer em julho
26/06/2020 - Sefaz realiza 4ª edição de Webinar da Rede de Líderes Públicos
25/06/2020 - Agência da Receita Estadual de Vitória passa a funcionar no prédio-sede da Sefaz
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2020 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,099 segundos.