|

Principal InformaçõesNotícias


Sefaz recebe Associação Nacional para debater tributação em software
13/08/2019- Palavras-chave: Sefaz, Associação, Tributação, Software
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizou um encontro entre a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), servidores da pasta e representantes de sindicatos, associações e federações ligados a empresas do setor para refletir sobre os procedimentos de cobrança de ICMS incidente nas operações com bens e mercadorias digitais comercializadas por meio de transferência eletrônica de dados - a tributação em software. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (12) na sede da Sefaz, na Enseada do Suá, em Vitória.

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, o objetivo é aprofundar as discussões sobre o tema para que o Espírito Santo possa garantir segurança jurídica para empresas do setor que queiram se instalar no Estado. "As empresas de tecnologia nacionais e globais serão muito bem-vindas ao Espírito Santo. Acreditamos que a partir do momento que definirmos sobre a forma de tributação, vamos estimular o crescimento do setor no Estado”, afirma.

O diretor jurídico da Abes, Manoel Santos, foi o facilitador do encontro. Ele citou o caso de Santa Catarina como exemplo de um Estado que adotou critérios importantes para a cobrança de ICMS nas operações com bens digitais, em conformidade com a legislação tributária brasileira.

"Diferentemente de outros Estados, que tributam os softwares em todas as operações, Santa Catarina delimita operações sobre a incidência ou não da cobrança do imposto sobre softwares, programas, jogos eletrônicos, aplicativos e arquivos eletrônicos. Os outros Estados estão enfrentando questionamentos judiciais, uma vez que a bitributação é inconstitucional", disse.

Procedimentos

Em setembro de 2017, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) editou um convênio para disciplinar os procedimentos de cobrança de ICMS incidente nas operações com bens e mercadorias digitais comercializadas por meio de transferência eletrônica de dados.

A Associação Brasileira das Empresas de Software representa aproximadamente duas mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 23 Estados brasileiros e no Distrito Federal. A entidade é referência como fonte de dados do setor e foca suas ações nas áreas jurídica, tributária, regulatória, compliance e de fomento à inovação.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos
(27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br


Todas Notícias
20/02/2020 - Reforma Tributária é tema de mais uma edição do ‘Disseminando Conhecimentos’
20/02/2020 - Empresas devem aderir ao Domicílio Tributário Eletrônico até 20 de março
18/02/2020 - Sefaz bloqueia mais de mil empresas por falta de contabilista
18/02/2020 - Sefaz realiza operação especial para recuperar R$ 40 milhões de ICMS para o Estado
14/02/2020 - Obrigatoriedade de utilização do Bilhete de Passagem Eletrônico (BP-e) já está valendo em 2020
07/02/2020 - Sefaz prorroga prazo para optantes do Simples Nacional dos municípios atingidos pela chuva
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2020 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,074 segundos.