|

Principal InformaçõesNotícias


Projeto Cooperação Fiscal da Sefaz é apresentado em encontro nacional
26/07/2019- Palavras-chave: ENCAT, MANAUS, SEFAZ, COOPERAÇÃO FISCAL
Representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) apresentaram o projeto Cooperação Fiscal, no 67° Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), que teve início nessa quinta-feira (25) e segue nesta sexta-feira (26) em Manaus, no Amazonas.

O projeto Cooperação Fiscal uma plataforma da Secretaria, criada em um ambiente interativo dentro da Agência Virtual (AGV), em que são publicadas inconsistências fiscais. Quem apresentou a ferramenta foi o gerente Fiscal da Sefaz, Bruno Aguilar, que fez um breve histórico do aplicativo. "Sua criação teve como objetivo simplificar a conformidade fiscal das empresas capixabas, e hoje é referência para os fiscos de todo Brasil", disse.

Cooperação Fiscal

Hoje o Cooperação Fiscal conta com quatro funcionalidades: ICMS escriturado e não recolhido ou recolhido a menor; inconsistências relacionadas à omissão de arquivos da Escrituração Fiscal Digital (EFD); omissos dos Documentos de Arrecadação do Simples Nacional - Declaratório (DAS-D); e na última funcionalidade, inaugurada em janeiro deste ano, os contribuintes passaram a acompanhar as divergências entre os valores informados pelas operadoras de cartões de débito e crédito e os valores declarados pelas empresas optantes pelo Simples Nacional. Os próximos produtos tratarão as inconsistências de escrituração de documentos fiscais eletrônicos na EFD.

Orientações

A Sefaz orienta os contabilistas e os empresários a observarem o menu Cooperação Fiscal, na AGV. As inconsistências serão apresentadas de forma objetiva e analítica, permitindo a emissão do DUA vinculado. Além disso, o menu Cooperação Fiscal apresenta a data de vencimento para autorregularização, permite interação entre contribuinte e Fisco, e possibilita o envio de anexos e a detecção automática dos ajustes e correções.

Os interessados em obter mais informações devem acessar o link Perguntas e Respostas abaixo e clicar na opção Cooperação Fiscal https://internet.sefaz.es.gov.br/faleconosco/index.php

Encat

De acordo com o subsecretário Sergio Pereira Ricardo, que também participa do encontro, o evento é considerado um grande promotor de inovações na área fiscal no Brasil.

"Durante essas reuniões são discutidos os problemas enfrentados pelos fiscos estaduais e apresentadas as soluções desenvolvidas pelas Secretarias de Fazenda, de forma a que todos possam conhecer e buscar as melhores maneiras para implementar novas soluções, especialmente com menor custo para os entes subnacionais. A criação dos documentos fiscais eletrônicos, por exemplo, são projetos que nasceram no âmbito do Encat, tornando-se realidade em todo o País”, explicou o subsecretário.

O próximo Encat está previsto para acontecer entre os dias 21 e 24 de outubro deste ano, em Porto Velho, Rondônia. Os debates serão sobre temas relativos aos avanços na autorregularização do contribuinte, plataforma de suporte à antecipação de recebíveis e padronização da metodologia de cálculo do preço médio ponderado ao consumidor final para fins de compras públicas.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos
(27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br


Todas Notícias
07/08/2020 - Campanha de doação de sangue na Sefaz arrecada 34 bolsas de sangue para o Hemoes
06/08/2020 - Espírito Santo é um dos sete estados a atingir todas as metas de ajuste fiscal do Governo Federal
05/08/2020 - Sefaz organiza primeira campanha de doação de sangue com servidores
04/08/2020 - Webinar debate técnicas para elaborar projetos para captação de recursos
31/07/2020 - Empresas exportadoras têm até 30 de dezembro para apresentar projetos e negociar créditos de ICMS
30/07/2020 - Metade dos contribuintes ainda não entregou a DOT 2019
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2020 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,224 segundos.