08/07/2019- Palavras-chave: TECNOLOGIAS, GETEC, SEFAZ, GARTNER
Servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) participaram, na tarde desta segunda-feira (8), na sede da pasta, na Enseada do Suá, em Vitória, do evento "Desmistificando métodos ágeis". A Gerência de Tecnologia (Getec) da Secretaria promoveu uma palestra que teve o objetivo proporcionar uma visão da nova metodologia de desenvolvimento implementada pela equipe a toda cadeia de gestão da pasta.

O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, participou da abertura, e contextualizou sobre a importância do grupo se reunir para tratar sobre o tema. "Enquanto servidores públicos precisamos nos atualizar continuamente, precisamos estar atentos às mudanças tecnológicas, aprimorando nossa forma de trabalhar, garantindo uma maior produtividade e uma melhor entrega dos serviços prestados à sociedade capixaba. Os trabalhos desenvolvidos pela Sefaz vão cada vez mais estar sintonizados com o digital, e não só a Getec, vamos quebrar paradigmas". disse.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Sefaz, Marcelo Cornélio, tendo em vista a extensa carteira de projetos existentes na Secretaria, a partir do planejamento estratégico vigente, somados aos desafios propostos, a Getec está desenvolvendo e implantando novos sistemas de informação estratégicos para o negócio, buscando a potencialização da análise de dados através de Data & Analytics, Transformação Digital e outros.

Ainda segundo o gerente, o momento é de transformação na Sefaz. “Estamos migrando de sistemas legados para linguagens de programação atuais, trabalhamos também para a ampliação do acesso seguro a serviços, o fortalecimento do sistema fiscal e financeiro estadual, bem como a excelência na gestão das operações e suas entregas", explicou.

A palestra foi ministrada pelo representante do Instituto Gartner, Silvio Yamanaka. "Já existem serviços digitais, a ‘cidadão digital’ já é realidade, e as tecnologias estão cada vez mais disponíveis. É chegada a hora de modernizarmos a administração do Estado Brasileiro, tendo em vista a desburocratização dos processos e serviços entregues para a população", pontuou.

Desafios

Yamanaka, defendeu a evolução tecnológica e apontou desafios para a Sefaz avançar. "A tecnologia pode contribuir em todas as áreas, olhando rapidamente o planejamento da Sefaz, podemos afirmar que diversos pontos podem ter mais assertividade com a utilização das tecnologias, como na eficiência da gestão patrimonial e da infraestrutura. Há possibilidade também, de buscar o crescimento da receita a partir dos aparatos tecnológicos. E não há dúvidas que o desafio maior estará nas novas tributações que serão exigidas com a evolução das tecnologias”.

A Gartner é empresa referência mundial em padronizações, e também o Instituto que o Tribunal de Contas da União (TCU) e diversos Tribunais de Contas consultam em matéria de Tecnologia da Informação.

Gerência de Tecnologia

A Getec tem realizado alguns eventos durante o ano com o objetivo de disseminar suas ações para que toda a Sefaz possa participar dos processos de tomada de decisão em relação aos projetos complexos ou que utilizem soluções tecnológicas ainda não disseminadas no órgão.

A motivação da Getec para essas realizações é o seu entendimento sobre a importância de acompanhar e evoluir nestas tecnologias, métodos e processos de forma segura e célere, minimizando riscos e maximizando a economia de recursos, a eficiência e a eficácia dos projetos.

Informações à imprensa:
Alexandre Lemos
alexandrelemosjr@gmail.com

18/07/2019 - Fundo Soberano recebe primeira transferência no valor superior a R$ 11 milhões
16/07/2019 - Sefaz realiza palestra com o tema: "Você sabe aonde você quer chegar?"
16/07/2019 - Sefaz divulga IPM Provisório do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para 2020
11/07/2019 - Cira fecha cerco contra 27 sonegadores de tributos no Espírito Santo
10/07/2019 - Sefaz se reúne com Secretaria de Direitos Humanos para tratar captação de recursos federais
08/07/2019 - Sefaz debate soluções tecnológicas para resolução de problemas na esfera pública