|

Principal InformaçõesNotícias


BID capacita Líderes de Produtos do Profisco II no Espírito Santo
26/06/2019- Palavras-chave: BID, PROFISCO, CAPACITAÇÃO, LÍDERES
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), recebeu duas tardes de imersão com líderes de Projetos de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Espírito Santo (Profisco II - ES). As atividades aconteceram nessas segunda-feira (24) e terça-feira (25), na sede da Secretaria, na Enseada do Suá, em Vitória.

Os eventos foram conduzidos por representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contaram com a participação de equipes das Secretarias de Estado de Controle e Transparência (Secont), Economia e Planejamento (SEP) e Gestão e Recurso Humanos (Seger), além da própria Sefaz.

A analista de operações do BID, Adriana Cruz, explicou que o objetivo do encontro foi montar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), uma das ferramentas de Gerenciamento de Projetos para Resultados.

"A ideia foi fortalecer as capacidades de gerenciamento de projetos dos líderes de grupo para, futuramente, poder alcançar os resultados dos projetos dentro do orçamento e do tempo planejados. A EAP fornece elementos essenciais para alcançar o sucesso de projetos de desenvolvimento e seus respectivos produtos, alinhados ao tempo, custo e qualidade", explicou a analista.

Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, o Profisco, que trará ao Estado investimentos em diversas áreas no valor de R$ 42 milhões, ajudará a aprimorar a gestão integrada de Governo e as administrações tributária e financeira. "A partir de novas tecnologias vamos ter a possibilidade de fortalecer os mecanismos de transparência e de comunicação com a sociedade. Também trabalharmos em vistas à automação do processo tributário, inovando ainda mais na gestão fiscal", disse.

A consultora do Tesouro Estadual, Andressa Pavão, responsável pela Unidade de Coordenação do Plano de Desenvolvimento da Administração Fazendária, destacou que esse foi um primeiro momento de alinhamento mais focado com os líderes de grupo.

“Estamos agora mais preparados para executarmos os projetos, pois temos etapas bem delineadas e conhecimento para elaborarmos a matriz de responsabilidade a ser incorporada por todos. Teremos muito trabalho pela frente com um cronograma extenso a ser praticado”, ressaltou.

O programa

O Programa de Modernização Fiscal (Profisco II) é uma linha de crédito do BID disponível aos estados brasileiros, sendo autorizado para o Espírito Santo desde janeiro de 2019, aguardando trâmites burocráticos para início de execução. Após a assinatura, o Estado terá cinco anos para executar os produtos de três grandes áreas: Gestão Fazendária e Transparência Fiscal, Administração Tributária e Contencioso Fiscal e Administração Financeira e Gasto Público.

O Profisco tem o objetivo contribuir para a sustentabilidade fiscal por meio de investimentos na modernização da gestão fiscal. Nacionalmente, essa linha de financiamento foi aprovada em 2018, podendo financiar capacitação, serviços de consultoria, reforma e modernização de unidades operacionais e de atendimento ao contribuinte, além de aquisição de equipamentos de informática, sistemas e materiais.

O banco

O Banco Interamericano de Desenvolvimento foi criado em 1959, sendo uma das fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos
(27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br


Todas Notícias
20/02/2020 - Reforma Tributária é tema de mais uma edição do ‘Disseminando Conhecimentos’
20/02/2020 - Empresas devem aderir ao Domicílio Tributário Eletrônico até 20 de março
18/02/2020 - Sefaz bloqueia mais de mil empresas por falta de contabilista
18/02/2020 - Sefaz realiza operação especial para recuperar R$ 40 milhões de ICMS para o Estado
14/02/2020 - Obrigatoriedade de utilização do Bilhete de Passagem Eletrônico (BP-e) já está valendo em 2020
07/02/2020 - Sefaz prorroga prazo para optantes do Simples Nacional dos municípios atingidos pela chuva
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2020 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,097 segundos.