Estado inicia compartilhamento de dados de cartão de crédito com os municípios
21/02/2019- Palavras-chave: Cartão de Crédito, dados, Sefaz, compartilhamento, municípios
Com os objetivos de combater a sonegação fiscal e aumentar a arrecadação, tanto do Estado, quanto dos municípios, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) vai compartilhar com os municípios capixabas os dados de vendas por cartão de crédito a partir do mês de março.

O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, explica que será uma transferência de informações entre administrações tributárias. "Nós recebemos das operadoras de cartões de crédito, mensalmente, as informações das empresas sediadas no ES. Vamos repassar os dados para os municípios para que possam fazer o cruzamento e possam fiscalizar qualquer tipo de irregularidade que observarem, a partir das análises dos dados", disse.

Pegoretti complementa: "Queremos contribuir com os municípios a partir dessa ferramenta de compartilhamento e, também, trabalhar nos contribuintes uma consciência tributária cada vez mais responsável. Começaremos com compartilhamento desses dados de todo o ano de 2018, mas a intenção é que aprimoremos cada vez mais o cruzamento de informações entre os órgãos estaduais com os municípios", explica o secretário.

A ideia inicial foi levada pela Sefaz para a reunião mensal do Conselho dos Secretários de Fazenda dos municípios (Confaz-ES) de fevereiro e foi aprimorada na primeira reunião do grupo de trabalho sobre assunto, nesta quarta-feira (20), na sede da Sefaz, em Vitória.

Conscientização

Durante a reunião, o presidente do Confaz-Es, o secretário municipal de Finanças de Alegre, Ulysses de Campos, defendeu a importância do compartilhamento das informações para as cidades. "O mais interessante é essa parceria inédita entre a Sefaz e as cidades, pois juntos conseguiremos avanços importantes para nossas arrecadações e a consequentemente a diminuição da sonegação fiscal", disse.

"Faremos tudo de maneira pedagógica para que as empresas entendam que esse tipo de trabalho é importante para todos", acrescentou.

"Com essa ação, vamos possibilitar o aumento do ISS dos municípios", explicou o subsecretário de Estado da Receita Estadual, Sergio Pereira Ricardo.

A reunião contou com representantes de onze prefeituras capixabas: Aracruz, Boa Esperança, Venda Nova do Imigrante, Itapemirim, Vitória, Santa Teresa, Jerônimo Monteiro, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre e Ibiraçu.

Informações à imprensa:
Assessoria da Secretaria de Estado da Fazenda do Espirito Santo - Sefaz
Alexandre Lemos
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br

06/12/2019 - Secretaria da Fazenda divulga calendário de vencimento do IPVA 2020
06/12/2019 - Valor de Referência do Tesouro Estadual (VRTE) será de R$ 3,5084 em 2020
05/12/2019 - Carteira de Projetos do Parcerias ES tem três sondagens de mercado abertas
04/12/2019 - Servidora da Sefaz vai coordenar a Escola Nacional de Trilhas de Aprendizagem
02/12/2019 - Sefaz e MPES deflagram Operação Blindagem no ramo supermercadista
26/11/2019 - Secretaria da Fazenda deflagra mais uma fase da Operação Gasóleo