Operação Café Requentado apura crime de sonegação fiscal no setor cafeeiro
07/03/2018- Palavras-chave: Operação, Café, Requentado, crime, sonegação, fiscal, MPES, SEFAZ, Receita, Rio, Bananal
A Secretaria de Estado da Fazenda - por meio da Receita Estadual - participou, nesta terça-feira (06), da operação deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte) e da Promotoria de Justiça de Rio Bananal, com o auxílio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar junto ao MPES. A operação, chamada Café Requentado, teve por objetivo elucidar, entre outros, o crime de sonegação fiscal, por meio de compra e venda de notas fiscais frias, com trocas entre empresas do setor cafeeiro visando burlar a fiscalização.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Rio Bananal. Os documentos apreendidos foram encaminhados para a Promotoria de Justiça de Rio Bananal e as mídias encaminhadas para o Laboratório de Tecnologia (LAB) do MPES para análise. A investigação permanece em sigilo e apura-se o montante em valores das fraudes cometidas, por meio de trabalho técnico da Receita Estadual. Equipamentos do laboratório de auditoria forense digital (LAUD) da Sefaz também foram utilizados na operação.

Com informações do Ministério Público Estadual

Informações à Imprensa
Secretaria de Estado da Fazenda
Loureta Samora