Projeto de Qualidade de Vida prepara servidores para aposentadoria
03/01/2017- Palavras-chave: qualidade de vida, aposentadoria, servidores
Foi concluída a Preparação para Aposentadoria, que começou em maio de 2016. Iniciativa do Projeto de Qualidade de Vida da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o trabalho foi desenvolvido na região sul do Estado e ministrado por profissionais habilitados, sendo uma psicóloga e uma pedagoga, ambas servidoras da Sefaz.

No decorrer de sete encontros, os 11 servidores que participaram foram incluídos em dinâmicas de grupo focadas na sensibilização em relação à fase preparatória para aposentadoria. Durante as atividades, os servidores puderam expressar suas ansiedades e expectativas acerca da nova fase.

“Para muitos, aposentar-se pode parecer fácil, mas inicialmente eu tive muita dificuldade. Estar preparada para isso tem sido fundamental, senti que a cada encontro eu venci um obstáculo”, disse Márcia Nogueira, servidora da subgerencia fiscal da região sul.

Além das reflexões, os participantes puderam falar sobre o período de trabalho, a importância que cada um tem para a Sefaz e, diante disso, traçar novos caminhos com base na opção de dar continuidade ou no afastamento seguro e confiante para a aposentadoria.

Leuteir Oliveira é auxiliar administrativo e relatou de maneira positiva os encontros. “Tivemos a oportunidade de refletir aspectos positivos para um desapego de nossas atividades. Abrimos os olhos e a mente para ver que a vida não se resume apenas a esta rotina que estamos acostumados todos os dias”, explica o servidor.

Lúcio Berilli, subgerente fiscal da região sul, diz que, depois do projeto, a palavra “aposentadoria” já não assusta mais os servidores, e se mostra agradecido por todos os envolvidos.

Desse grupo de trabalho, três se aposentaram no período de desenvolvimento das atividades.

Informações à Imprensa
Mayara Alvarenga