|

Principal InformaçõesNotícias


Auditores fiscais concluem treinamento de auditoria eletrônica
05/12/2016- Palavras-chave: auditoria, auditores fiscais, aebr
Auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) receberam no dia 03 de novembro o certificado de conclusão do Programa de Formação para Auditoria Fiscal. Iniciado há um ano, o programa englobou cursos de Excel Avançado, Legislação e um treinamento para uso do Auditor Eletrônico do Brasil (AEBR), somando 80 horas/aula.

O Programa faz parte da Portaria Nº 123-S, que foi instituída considerando os avanços tecnológicos na área tributária, principalmente com o surgimento da Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Escrituração Fiscal Digital (EFD), valorizando as práticas de combate à sonegação fiscal do governo.

O AEBR é uma versão derivada do aplicativo de auditoria tributária e pode ser customizada para a unidade que o adotar, adicionando vários módulos fiscais como NF-e, EFD, Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF), cadastro de empresas, entre outros.

O subsecretário da Receita, Bruno Negris, ressalta a importância do curso para os auditores, principalmente se tratando da atualização para sistemas digitais. “A Receita Estadual põe fim à utilização de métodos de auditorias manuais, que se exauriram ao longo do tempo por conta da massificação da automação fiscal do ICMS”.

O auditor fiscal Bruno Aguilar participou do treinamento como aluno e, também, como instrutor, e ressalta a importância da capacitação. “O curso veio para disseminar o novo conhecimento de auditoria eletrônica, destacando que o AEBR possibilita a troca de informações e experiências que os auditores já cultivavam”, afirma o auditor.

Renato Rovetta, também auditor fiscal, participou da elaboração do planejamento do curso e ministrou algumas aulas. “Com o curso, espera-se otimizar a capacitação dos auditores em torno de um novo cenário de fiscalização eletrônica, permitindo uma relação mais proativa junto à sociedade no combate à concorrência desleal”, explica Rovetta.

Mais de 1,2 mil vagas foram preenchidas, cumprindo o objetivo do curso de desenvolver competências e habilidades, maximizando as funções dos auditores fiscais dentro do trabalho de auditoria.

Curso introdutório

Em outubro deste ano, o Treinamento Introdutório para os novos Auditores Fiscais também foi concluído. O curso realizado pela Sefaz teve duração de 400 horas/aula.

Dividido em sete módulos, o curso levou para os alunos aspectos técnicos, abordados de maneira exclusiva a prepará-los para um desempenho mais produtivo no trabalho.

Informações à Imprensa
Mayara Alvarenga
Assessora de Comunicação da Sefaz


Todas Notícias
14/01/2019 - Estado fixa o índice de participação de cidades no Fundo para Redução das Desigualdades para 2019
14/01/2019 - Desburocratização: Quase 20 mil empresas do ES serão beneficiadas com extinção do DIEF
12/01/2019 - Parceria com a PRF possibilita autuação de carga irregular de cerveja
09/01/2019 - Governo do Estado prevê orçamento de R$ 17,7 bilhões para 2019
27/12/2018 - Sefaz lança guia de tributação para comércio atacadista e comércio exterior
26/12/2018 - Nota Fiscal do Consumidor eletrônica será obrigatória a partir de 1º de janeiro
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2019 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,079 segundos.