Sefaz recebe visita do governador Renato Casagrande
10/12/2014- Palavras-chave: nova sede; visita governador
Os servidores da sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) receberam na manhã desta terça-feira (09) a visita do governador Renato Casagrande. O governador veio conhecer de perto o dia-a-dia nas novas instalações da secretaria, que trouxeram importantes avanços em termos de tecnologia e conforto para a equipe da Fazenda capixaba.

Durante a visita, Casagrande foi recebido pelo secretário da Fazenda, Maurício Cezar Duque, pelas subsecretárias da Receita, do Tesouro e de Assuntos Administrativos e por cada gerente em seu local de trabalho, e ainda participou da primeira sessão do Conselho Estadual de Recursos Fiscais (CERF) nessas instalações.

A nova sede, localizada na Enseada do Suá, abriga os servidores que atuavam no edifício Aureliano Hoffmann e parte do Rural Bank, no Centro de Vitória. O prédio foi inaugurado em junho deste ano, quando teve início a mudança gradual do pessoal.

Com um total de 9 mil m² de área construída, o edifício oferece área de vivência e auditório com capacidade para 150 pessoas, sistema de cabeamento estruturado, ar condicionado central tipo VRF, piso elevado, forro modulado e paredes de gesso acartonado. São quatro elevadores, vagas de estacionamento para visitantes e público interno, além de bicicletário.
As obras começaram em junho de 2011. O edifício tinha sido desapropriado pelo Governo do Estado em 2005 e, como o imóvel seria um hotel, foi necessária a elaboração de um projeto para adequar a estrutura às necessidades da Sefaz. Os trabalhos foram coordenados pela Subsecretaria de Assuntos Administrativos.

Além do maior conforto que a nova sede oferece aos servidores da Sefaz, o prédio utiliza ferramentas para diminuir custos operacionais, a fim de economizar energia, e inaugura um novo conceito em infraestrutura tecnológica, colocando a Fazenda do Espírito Santo entre as mais modernas do País.

O novo parque tecnológico é baseado no conceito de nuvem privada (chamado também de “internal cloud” ou “corporate cloud”) e está montado em dois ambientes físicos distintos. Com a mudança de sede, a secretaria passou a contar com dois “data centers”: um nas dependências da própria Sefaz e outro no Prodest, o que significa maior garantia de continuidade das atividades em caso de sinistro, maior velocidade no processamento dos dados, capilaridade ampliada em todos os segmentos tecnológicos para armazenamento, processamento e rede.

A sede da Sefaz fica agora à Avenida João Batista Parra, esquina com a Clóvis Machado, 600.