|

Principal InformaçõesNotícias


Auditor apresenta trabalho em congresso de Administração e Ciências Contábeis
24/10/2014- Palavras-chave: ciências contábeis; administração; receita estadual
O artigo do auditor fiscal Urias Otaviano Vaz, denominado “A Utilização do Planejamento de Auditoria por Auditores Fiscais da Receita Estadual do Espírito Santo”, foi selecionado para apresentação durante o V Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis (AdCont 2014), realizado na última semana na cidade do Rio de Janeiro.

O auditor fiscal, integrante da equipe da Gerência de Arrecadação e Cadastro (Gearc), já é formado em Administração e acaba de concluir o curso superior de Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na modalidade de Ensino a Distância (EaD), onde o artigo foi parte do trabalho de conclusão de curso. A coordenação do estudo ficou com a professora Márcia Cristina Maciel.

O trabalho investigou, a partir de uma pesquisa com parte de auditores fiscais da Receita Estadual (AFRE), a utilização de ferramentas de planejamento de auditorias pelos fiscais, fazendo um paralelo entre a auditoria independente e a fiscal.

“Quase a metade dos 79 auditores que responderam ao questionário informou alta percepção quanto à utilização da ferramenta planejamento de auditoria para preparar antecipadamente os trabalhos que irão realizar nas auditorias fiscais”, explica Urias.

O auditor complementa que os entrevistados, por meio de um questionário aplicado, puderam descrever o que consideram um bom planejamento de auditoria e fazer sugestões. “Houve demonstrações como utilizar tal técnica e onde podem obter informações complementares para aprimorar o planejamento de auditoria, embora alguns acreditam que o planejamento de auditoria deva ser realizado mais na parte gerencial, antes das Ordens de Fiscalização ou de Serviço (diligência) chegarem a suas mãos para serem realizadas”, acrescenta.


Últimas Notícias
14/01/2019 - Estado fixa o índice de participação de cidades no Fundo para Redução das Desigualdades para 2019
14/01/2019 - Desburocratização: Quase 20 mil empresas do ES serão beneficiadas com extinção do DIEF
12/01/2019 - Parceria com a PRF possibilita autuação de carga irregular de cerveja
09/01/2019 - Governo do Estado prevê orçamento de R$ 17,7 bilhões para 2019
27/12/2018 - Sefaz lança guia de tributação para comércio atacadista e comércio exterior
26/12/2018 - Nota Fiscal do Consumidor eletrônica será obrigatória a partir de 1º de janeiro
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2019 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,134 segundos.