Sefaz inaugura nova sede na Enseada do Suá
06/06/2014- Palavras-chave: nova sede
Mais conforto para servidores e contribuintes e avanços no campo da tecnologia são alguns dos destaques da nova sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), na Enseada do Suá. O edifício de 15 pavimentos foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (06), em cerimônia que contou com a presença de cerca de 150 convidados, entre gestores da pasta, autoridades dos três Poderes e presidentes e diretores de federações, sindicatos e instituições.

“Tenho plena convicção de que este novo prédio representa um projeto de trabalho da Secretaria, que visa sempre à melhoria, à modernização e ao aperfeiçoamento das rotinas”, disse o governador Renato Casagrande, durante a solenidade.

“A Fazenda preserva nossas premissas de governo. Tem um trabalho baseado na transparência, na participação da sociedade, na responsabilidade ambiental e na responsabilidade fiscal. Temos uma das melhores gestões fiscais do País e isso não é à toa, não é de graça. Não conseguiríamos isso sem muito trabalho e seriedade”, acrescentou Casagrande.

O novo prédio irá abrigar cerca de 580 servidores, que hoje atuam no Edifício Aureliano Hoffmann e parte do Edifício Rural Bank, no Centro de Vitória. A mudança para as novas dependências, que somam 9 mil m² de área construída, será realizada gradualmente.

A intenção da Fazenda Estadual, conforme previsão da Subsecretaria para Assuntos Administrativos, responsável pelos trabalhos, é que todo o aparelhamento do prédio seja realizado entre os meses de junho e julho, com a conclusão de toda a mudança até o final de setembro. Por enquanto, os contribuintes devem ainda se dirigir ao Centro de Vitória em busca dos atendimentos que são realizados no Aureliano Hoffmann.

A Secretaria da Fazenda iniciou as obras em junho de 2011. O edifício tinha sido desapropriado pelo Governo do Estado em 2005 e, como o imóvel seria um hotel, foi necessária a elaboração de um projeto para adequar a estrutura às necessidades da Sefaz.

O edifício oferecerá área de vivência aos servidores e auditório com capacidade para 150 pessoas, sistema de cabeamento estruturado, ar condicionado central tipo VRF, piso elevado, forro modulado e paredes de gesso acartonado. São quatro elevadores, vagas de estacionamento para visitantes e 35 vagas para público interno, além de bicicletário. Foram investidos por volta de R$ 24 milhões nas obras, além de R$ 4,5 milhões em mobiliário.

Tecnologia

“A nova sede utilizará tecnologia para diminuir os custos operacionais, buscando eficiência energética e proporcionando infraestrutura adequada para aumentar a produtividade dos servidores”, destaca o secretário de Estado da Fazenda, Maurício Cézar Duque.

Com a mudança de sede, a Secretaria da Fazenda inaugura um novo conceito em infraestrutura tecnológica, oferecendo serviços de forma mais ágil, eficiente e segura tanto para servidores quanto para contribuintes. O novo parque tecnológico será baseado no conceito de nuvem privada (chamado também de “internal cloud” ou “corporate cloud”) e estará montado em dois ambientes físicos distintos, oferecendo maior garantia em caso de sinistros. “A iniciativa coloca a Fazenda capixaba entre as mais avançadas do País”, destaca Maurício Duque.

“Os dados armazenados pela Sefaz terão disponibilidade ampliada em caso de avarias”, acrescenta o secretário. A Sefaz passará a contar com dois data centers: um nas dependências da própria Secretaria e outro no Prodest. Dessa forma são eliminados os riscos de prejuízos que pudessem vir a ocorrer durante a transferência para o novo prédio.

A Sefaz poderá desligar um data center totalmente para a migração, enquanto a outra parte permanece em funcionamento, sem que isso afete a capacidade e a velocidade do processamento de informações.

Entre as vantagens para o contribuinte estão garantia de continuidade das atividades da Sefaz em caso de sinistro, maior velocidade no processamento dos dados, capilaridade ampliada em todos os segmentos tecnológicos para armazenamento, processamento e rede.

Já entre as vantagens para os servidores da Sefaz está o fato de que em breve poderão acessar informações de qualquer lugar e a qualquer hora de forma confiável, e sem risco de vazamento de dados, havendo portabilidade para trabalhar de qualquer equipamento com a virtualização de desktops e acesso à nuvem através de equipamentos móveis de forma igualmente segura.

Os investimentos em tecnologia, com a aquisição de novos equipamentos, treinamento e adequações, chegam a R$ 7 milhões. Os trabalhos foram coordenados pela Gerência de Tecnologia de Informação da Sefaz.

A nova sede da Sefaz fica à Avenida João Batista Parra, esquina com a Clóvis Machado, 600.

10/06/2019 - Confira a agenda de junho do Programa Estadual de Educação Tributária
07/06/2019 - Servidores da Sefaz topam o Desafio da Escada
07/06/2019 - Programa Parcerias ES é apresentado a empresa internacional
06/06/2019 - Cira recupera mais de R$ 58 milhões aos cofres do Estado