Aplicativo para transmissão de arquivos do PAF-ECF já está disponível
16/04/2014- Palavras-chave: paf-ecf;
O aplicativo de transmissão para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) dos arquivos de movimentação diária dos contribuintes varejistas, gerados pelo PAF-ECF (denominado TED_PAF-ECF) já está disponibilizado para download pela Receita Estadual. A transmissão dos arquivos referentes aos meses de janeiro a abril de 2014 deverá ocorrer até o próximo dia 10 e, a partir de então, mensalmente, até o dia 10 do mês subsequente. Para orientar os contabilistas, a Receita Estadual está realizando uma série de palestras, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES).

Na próxima quarta-feira (23), os auditores fiscais Mauro Deserto Braga e Leandro Gonçalves Kuster, da Supervisão de Varejo da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), farão palestra em Cachoeiro de Itapemirim. O evento será das 13 horas às 15 horas no auditório da Faccaci (rodovia Cachoeiro - Alegre, km 8, Morro Grande). Já no dia 24 (quinta-feira), eles estarão em Linhares, das 10 horas ao meio-dia, no auditório da faculdade Pitágoras (avenida São Mateus, 1458, Araçá), e em Colatina, das 15 horas às 17 horas, no auditório do Senac (avenida Adauto Barcellos de Carvalho, 400, Esplanada).

Portanto, fica o alerta de que a partir do próximo dia 10, todas as empresas usuárias do PAF-ECF deverão transmitir à Sefaz via aplicativo TED_PAF-ECF os arquivos Movimento por ECF ou Registros do PAF-ECF, considerando as operações praticadas a partir de 1º de janeiro de 2014, conforme RICMS/ES. Há atualmente no Estado mais de 40 mil emissores de cupons fiscais autorizados pela Receita Estadual e todos devem atender a esta obrigação.

O TED_PAF-ECF pode ser baixado no link http://internet.sefaz.es.gov.br/informacoes/fiscalizacao/ecf/tutorial.php.

As inscrições nas palestras podem ser feitas no link http://www.crc-es.org.br/oficina