|

Principal InformaçõesNotícias


Começa pagamento de IPVA relativo a ônibus e caminhões
28/02/2014- Palavras-chave: ipva
Os proprietários de ônibus, microônibus e caminhões começam a pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente a 2014 no mês de março. O calendário tem início na próxima quinta-feira (06), com o vencimento da primeira cota (ou cota única) para veículos com placa de final 01 ou 02, e se estende até o final de agosto.

O recolhimento do IPVA tem calendário especial para essas categorias, com o objetivo de diluir as despesas em caso de grandes frotas. Já o prazo relativo a automóveis, caminhonetas, utilitários e motocicletas vai de abril a junho.

Em todos os casos, o pagamento deve ser feito em cota única, quando há o desconto de 5%, ou em duas vezes, com a segunda cota vencendo no mês seguinte ao vencimento da primeira. De acordo com o gerente de Arrecadação e Cadastro da Sefaz, Sergio Pereira Ricardo, os valores cobrados em 2014 ficarão em média 4,64% menores do que no ano anterior.

O imposto é calculado sobre valor de mercado dos veículos usados, apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A alíquota é de 1% para ônibus, microônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores, e de 2% para carros de passeio e caminhonetes e utilitários. No caso de veículos zero quilômetro, a alíquota incidirá sobre o valor da nota fiscal de venda.

O gerente de arrecadação destaca que o imposto deve ser pago dentro do prazo mesmo se o contribuinte não tiver recebido o boleto, que é enviado pelos Correios para o endereço que consta no cadastro do Departamento Estadual de Trânsito.

Caso o boleto não seja entregue ou ocorra a perda do mesmo, uma segunda via pode ser retirada no site do Detran (www.detran.es.gov.br), em uma das Agências da Receita Estadual ou ainda nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Metade da arrecadação do IPVA fica com o Estado, enquanto a outra metade é destinada ao município onde o veículo foi emplacado. Em todos os casos, os recursos são aplicados principalmente em Saúde e Educação.

Consulte os prazos de pagamento nas tabelas abaixo:

Caminhões, ônibus e microônibus.

http://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/ipva/arquivos/vencimentos/TabelaVencimentoIpva2014_2.pdf

Automóveis, caminhonetas, utilitários, motocicletas e outros.

http://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/ipva/arquivos/vencimentos/TabelaVencimentoIpva2014_1.pdf


Últimas Notícias
10/06/2019 - Confira a agenda de junho do Programa Estadual de Educação Tributária
07/06/2019 - Servidores da Sefaz topam o Desafio da Escada
07/06/2019 - Programa Parcerias ES é apresentado a empresa internacional
06/06/2019 - Cira recupera mais de R$ 58 milhões aos cofres do Estado
06/06/2019 - Obrigatoriedade do Bilhete de Passagem Eletrônico (BP-e) passa a valer em julho
31/05/2019 - Primeiro Meetup organizado pela Sefaz é sucesso entre servidores
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2019 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,097 segundos.