|

Principal InformaçõesNotícias


Sefaz conclui fase do Projeto de Gestão por Processos
14/12/2017- Palavras-chave: Projeto, Gestão, Processos, conclusão, fase,
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) concluiu mais uma fase do Projeto de Gestão por Processos. Os resultados obtidos foram apresentados durante um workshop realizado no auditório da Sefaz, nesta quarta-feira (13). Participaram do evento o secretário da Fazenda, Bruno Funchal, os subsecretários Fabiana Alves da Silva, Gustavo Cruz Lisboa e Sergio Pereira Ricardo, os representantes do Comitê Gestor de Redesenho de Processos, servidores da Sefaz e representantes da consultoria contratada. A partir de agora, a Sefaz assumirá a condução das demais etapas do projeto.

Esta fase concluída do Projeto de Gestão por Processos foi executada pela Consultoria MBS Estratégia e Sistema, com a supervisão do Comitê Gestor de Redesenho de Processos da Sefaz. O projeto tem por objetivo registrar o conhecimento e promover a melhoria da produtividade e da eficiência de todos os processos da Sefaz, além de potencializar a automação dos processos.

Segundo o gerente de Desenvolvimento Fazendário (Gedef), Luis Antonio Rangel, já é possível mensurar os resultados obtidos. “Entre os ganhos já apresentados pelo projeto estão o mapeamento e redesenho dos processos prioritários da Sefaz, a transferência de conhecimento, a capacitação de 179 servidores e a criação de três cursos de educação à distância”, afirmou.

Ao analisar o universo de processos mapeados e redesenhados nesta fase dos trabalhos, os servidores envolvidos identificaram oportunidades de melhoria nos procedimentos, inovações foram propostas e um cronograma de implantação foi estabelecido.

Luís Antonio Rangel ressaltou a importância da participação dos servidores para que a esta parte do trabalho fosse concluída de forma exitosa e dentro do prazo. “Foi um trabalho de equipe envolvendo toda a Secretaria. Foram muitas reuniões e em prazo muito curto, mas contamos com a dedicação de todos”.

As próximas etapas do projeto incluem a criação de um escritório de processos, de um escritório de projetos, do comitê executivo de gestão estratégica, o acompanhamento da implantação das inovações e o mapeamento e redesenho dos demais processos da Sefaz.

O secretário da Fazenda, Bruno Funchal, ressaltou o desafio de concluir a esta fase em espaço muito curto de tempo. “Não podíamos perder essa oportunidade de nos conhecer melhor, para aumentar nossa produtividade e darmos um passo à frente em termos institucionais. Foram seis meses de trabalho, mas com resultado de muitos anos de benefício. Fomos muito bem sucedidos”.

Durante o evento, o secretário assinou a portaria que cria o Comitê Executivo de Gestão Estratégica. Funchal afirmou que o papel do comitê é promover o alinhamento institucional da Sefaz, com um processo decisório estruturado, por meio de planos e projetos.

Modernização
O projeto de Gestão por Processos faz parte das ações do Profisco, dentro do Componente 1 - Gestão Estratégica Integrada, cujo objetivo é a implantação do modelo de gestão estratégica focado em resultados, com macroprocessos redesenhados.

Em um cenário mais amplo, o Projeto está inserido no Plano de Desenvolvimento da Administração Fazendária (PROFAZ-ES), que prevê investimentos utilizando a linha de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a promoção de ações de modernização da máquina fazendária.


Todas Notícias
24/04/2018 - Operação Tijolo Legal impede a entrada de 36 mil tijolos irregulares no Estado
24/04/2018 - Sefaz cancela processo seletivo para área de TI e inicia nova seleção
13/04/2018 - Sefaz publica edital com empresas indeferidas para o Simples 2018
12/04/2018 - Integração de órgãos de inteligência potencializa combate à fraude fiscal
12/04/2018 - Programa de Educação Tributária leva temática a diferentes setores da economia
10/04/2018 - Encontro nacional discute combate à fraude fiscal em Vitória
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2018 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,056 segundos.