Seminário de Educação Tributária é destaque em Cariacica
07/06/2017- Palavras-chave: educação tributária, Cariacica, seminário
O Seminário de Educação Tributária realizado nesta terça (6), em Cariacica, foi destaque nas redes sociais e canais de comunicação da Prefeitura do município. O evento faz parte do Programa Estadual de Educação Tributária, realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e organiza frequentemente ações como palestras para gestores, empresários e comunidades, buscando a participação destes segmentos para o desenvolvimento das cidades.

No primeiro momento da palestra, foi abordado o tema “A Educação Tributária contribuindo positivamente na Administração Municipal”, pelo representante da Supervisão de Educação Tributária da Sefaz, o professor Arthur Sérgio Rangel Viana. Em seguida, o coordenador do Programa, o auditor fiscal da Receita Estadual Francisco Costa de Andrade discorreu sobre os mecanismos que incidem no crescimento do Índice de Participação dos Municípios (IPM) e a importância do IPVA para o município.

O prefeito de Cariacica Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, participou do evento. Segundo ele “a cidade deve ser feita para as pessoas, não para prédios, comércio, carros, estradas. Essa é nossa responsabilidade, criar políticas públicas que levem melhor qualidade de vida aos cidadãos que, também possuem suas responsabilidades. Uma das melhores formas de ampliar as receitas de uma cidade é com a educação e conscientização do cidadão da importância da função socioeconômica dos impostos na promoção da cidadania”, disse o prefeito durante a abertura dos trabalhos.

Já a subsecretária de Finanças de Cariacica, Shymenne Benevicto de Castro, acredita que o seminário serve não só para mostrar a função socioeconômica dos tributos, mas a importância da conscientização tributária da população, para que os contribuintes possam entender que são parte do desenvolvimento da cidade.

“A partir deste seminário vamos poder qualificar agentes e educadores, formando multiplicadores, rediscutindo de forma pedagógica o tema, para conscientizar a sociedade que é por meio do pagamento dos tributos que se financia a política pública do município. Quando a cidade arrecada mais, o morador tem o retorno em investimentos e serviços na cidade. O caminho para a recuperação fiscal dos municípios passa pela mudança de postura do morador em relação ao pagamento dos tributos ao Poder Público” concluiu Shymenne Castro.

Com informações da Prefeitura de Cariacica

24/04/2018 - Operação Tijolo Legal impede a entrada de 36 mil tijolos irregulares no Estado
24/04/2018 - Sefaz cancela processo seletivo para área de TI e inicia nova seleção
13/04/2018 - Sefaz publica edital com empresas indeferidas para o Simples 2018