|

Principal InformaçõesNotícias


Seminário Educação Tributária no Tribunal de Contas do Espírito Santo
06/03/2017- Palavras-chave: seminario, educação tributaria, tribunal de contas
O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCEES), em parceria com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (AMUNES) e com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), realizará o seminário “Educação Tributária: Uma receita de sucesso para os municípios espírito-santenses”, no dia 09 de março, no Auditório do TCEES, na Enseada do Suá.

O seminário terá duas palestras: a primeira, ministrada pelo coordenador do Programa Estadual de Educação Tributária, o auditor fiscal Francisco Costa de Andrade, terá como tema “A Educação Tributária contribuindo positivamente na Administração Municipal”. A segunda palestra será proferida pelo supervisor da área de Índice de Participação dos Municípios, Urias Otaviano, que falará sobre “Cálculo e mecanismos que incidem no crescimento do Índice de Participação dos Municípios (IPM)”.

Os municípios de Serra e Vila Velha também participarão do seminário apresentando duas experiências exitosas: “IPM/DOT” e Finanças na Vila, respectivamente.

O seminário tem por objetivo mostrar aos novos administradores fazendários municipais o impacto do Programa de Educação Tributária nas finanças dos municípios. Nessa ação inicial será trabalhada a ideia do “Projeto Consciência Tributária - A Força do Cidadão”, desenvolvido nas escolas públicas e privadas, que leva aos estudantes temas relacionados com a cidadania e a gestão pública.

As experiências bem sucedidas dos municípios de Serra e Vila Velha enriquecerão o evento, uma vez que ações práticas desenvolvidas nesses municípios serão apresentadas objetivando incentivar os demais municípios a desenvolverem trabalhos que aumentem a receita e que conscientizem o cidadão sobre a função socioeconômica do tributo.

Haverá também um momento prático no qual o supervisor da área de IPM, de acordo com a legislação vigente, mostrará o passo a passo de como é calculado o Índice de Participação dos Municípios.

Além dessas ações, o evento visa conscientizar os secretários municipais de finanças sobre a importância de realizarem o Seminário Municipal de Educação Tributária, que é destinado às lideranças e formadores de opinião de cada município.


Últimas Notícias
15/10/2018 - ICMS e royalties impulsionam arrecadação do Estado no segundo quadrimestre de 2018
09/10/2018 - Projeto Cooperação Fiscal permite autorregularização de pendências com a Receita Estadual
09/10/2018 - Receita Estadual intima três mil empresas a apresentar arquivos omissos de EFD
03/07/2018 - Governo do Estado e Abear assinam termo de compromisso para ampliar número de voos no Espírito Santo
29/06/2018 - Sefaz cria painel para acompanhamento da variação de preços de combustíveis
29/06/2018 - Locadoras de veículos têm nova norma para concessão de redução de alíquota
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2018 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,073 segundos.