Sefaz realiza curso de Formação de Auditores Fiscais Municipais e IPM em Viana
07/12/2016- Palavras-chave: IPM, auditores fiscais, educação tributária, Viana
A Supervisão de Educação Tributária (SUDET/Sefaz), em conjunto com a Prefeitura de Viana, está ministrando curso sobre Educação Tributária e Índice de Participação dos Municípios (IPM) para 15 servidores da Secretaria Municipal de Finanças de Viana. Os encontros iniciaram ontem (06) e vão até hoje (07), no município.

Para o auditor fiscal da Receita Estadual e palestrante do evento, Francisco Costa de Andrade, é necessário que o cidadão crie a consciência da função social e econômica do tributo para o desenvolvimento do município. “A população precisa saber que quando se paga algum tipo de tributo existe uma contrapartida do poder público em serviços que são oferecidos ao longo de todo ano”, pontua.

“O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um importante exemplo. Mesmo sendo cobrada uma única vez durante o ano, o valor arrecado é revertido em novos benefícios para população, como a manutenção de serviços nas áreas de saúde, educação ou melhorias na infraestrutura do município”, completa.

O objetivo do evento é alinhar todos os participantes no que diz respeito à Educação Tributária, bem como levar conhecimentos específicos sobre a formação do IPM do município. Os instrutores são os auditores fiscais da Receita Estadual, Francisco Costa de Andrade e Urias Otaviano Vaz. A atividade contará com a participação do prefeito Gilson Daniel na qualidade de aluno.