|

Principal InformaçõesNotícias


Agência Virtual: 10 anos de avanços
04/11/2016- Palavras-chave: agência virtual, sefaz, contribuinte, avanços
A existência da Agência Virtual (AGV) completa dez anos em 2016. Iniciado em 2006, o projeto nasceu a partir da ideia de criar um sistema próprio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que substituísse os serviços das Agências da Receita Estadual (AREs). Por isso, era necessário entender por completo o que acontecia nas agências, para que a virtualização dos serviços prestados acontecesse da melhor maneira.
O primeiro serviço a ser oferecido pela AGV foi a Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF), marcando oficialmente o início de um projeto que só viria a trazer facilidades para o contribuinte. Em 2012, a segunda fase entrou em prática, ampliando outros serviços como credenciamentos, alterações e baixas de equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF).
Hoje, o leque de serviços oferecidos ao contribuinte pela AGV é vasto, passando por Parcelamento de Debitos e Emissao de Certidao Positiva com efeitos de Negativa. O servidor Benedito Marcos, da Gerência de Tecnologia (GETEC), acompanhou a evolução da AGV e destaca os principais aspectos positivos do projeto. “A economia gerada foi significante, considerando o que é necessário para manter uma agência funcionando como água, energia, aluguel e telefone. Além disso, o contribuinte não precisa mais se deslocar, não se mantém refém do horário comercial de funcionamento, além de realizar diversos serviços em menos de um minuto, com apenas um clique”, destaca.
Juliana Andrade, supervisora da AGV, fala um pouco do papel da agência como meio oficial de comunicação da Sefaz com o contribuinte, oferecendo inclusive a oportunidade de auto-regularização de pendências. “A Agência Virtual é hoje o grande canal de comunicação com o contribuinte, se fortalecendo como Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) e tendo papel de destaque dentro do projeto Cooperação Fiscal”.
O próximo passo será concretizado no dia 16 de novembro, quando a AGV passa a ser utilizada para a conclusão do processo de inscrição de novas empresas na Sefaz. “Lembramos que a cada avanço, a regularização do contabilista se torna ainda mais necessária. A Agência Virtual é um portal de serviços com tendências a acompanhar o que existe de mais moderno, sendo sua chave de acesso utilizada por exemplo para credenciamento em produção da NF-e, esclarece o gerente de Atendimento ao Contribuinte, Bismarck Jaime de Menezes.

As dúvidas e questionamentos sobre a Agência Virtual são atendidas pelo e-mail agenciavirtual@sefaz.es.gov.br, que funciona na Gerência de Atendimento ao Contribuinte (GEACO), na sede da Sefaz.

Imagem: Divulgação


Todas Notícias
15/10/2018 - ICMS e royalties impulsionam arrecadação do Estado no segundo quadrimestre de 2018
09/10/2018 - Projeto Cooperação Fiscal permite autorregularização de pendências com a Receita Estadual
09/10/2018 - Receita Estadual intima três mil empresas a apresentar arquivos omissos de EFD
03/07/2018 - Governo do Estado e Abear assinam termo de compromisso para ampliar número de voos no Espírito Santo
29/06/2018 - Sefaz cria painel para acompanhamento da variação de preços de combustíveis
29/06/2018 - Locadoras de veículos têm nova norma para concessão de redução de alíquota
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2018 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,123 segundos.