|

Principal InformaçõesNotícias


Bom uso do português é valorizado no ambiente de trabalho
18/10/2016- Palavras-chave: Sefaz, português, dicas
Com a instauração do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no Brasil e, para que as novas regras fossem passadas de maneira clara e sucinta, Maria da Penha Brito, subgerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), idealizou o “Português para o dia a dia”.
O projeto, iniciado em 2010, consiste em e-mails enviados diariamente para os servidores, levando até eles dicas de aplicação de palavras da língua portuguesa, incluindo erros comuns de pronúncia e a forma correta de escrever determinadas terminologias, como variações de verbos e plural de compostos.
Maria da Penha, que é professora de português há mais de 25 anos, conta um pouco da inspiração do projeto: “Eu lido com a escrita dos servidores todos os dias e percebi que pequenos erros cometidos poderiam ser corrigidos facilmente. Achei importante ofertar um pouco do assunto que tenho mais conhecimento, e em pequenas mensagens as regras são bem recebidas”.
“Eu armazeno as mensagens em uma pasta e já recorri ao “Português para o dia a dia” diversas vezes, sempre que tenho alguma dúvida”, disse Luís Antonio Rangel, da Gerência de Desenvolvimento Fazendário (GEDEF). O servidor ressalta que o projeto foi tão bem recebido e bem pensado que precisou ser disponibilizado para outras secretarias.
Inicialmente, tratava-se de uma ação interna para os servidores da Sefaz, mas devido tamanha utilidade, rompeu as divisas do Estado e passou a ser compartilhado diariamente com as secretarias de Fazenda de São Paulo, Santa Catarina, Amazonas, Piauí, Pernambuco, Bahia, Tocantins, Maranhão e Rio Grande do Norte.
O objetivo inicial pode ter sido a exposição ao novo acordo ortográfico, mas o projeto se transformou num diferencial tão grande que teve continuidade como Dica do Dia, que são mensagens menores com regras explicadas de maneira simples, objetiva e didática. Até hoje foram enviadas e reenviadas mais de 600 dicas.
É válido ressaltar que as regras de português não são criadas pelos servidores da Sefaz, e sim produzidas e aprovadas por Gramáticos e Linguístas apropriados para o uso da Nomenclatura Gramatical Brasileira, deixando com a secretaria o papel de divulgar da forma que melhor possibilite o aprendizado.


Todas Notícias
03/07/2018 - Governo do Estado e Abear assinam termo de compromisso para ampliar número de voos no Espírito Santo
29/06/2018 - Sefaz cria painel para acompanhamento da variação de preços de combustíveis
29/06/2018 - Locadoras de veículos têm nova norma para concessão de redução de alíquota
28/06/2018 - Sefaz convoca aprovados em processo seletivo simplificado
20/06/2018 - Operação Panaceia fiscaliza ação irregular no setor farmacêutico em Cachoeiro
19/06/2018 - Postos de combustíveis têm até o dia 30 para passarem a emitir a NFC-e
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2018 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,098 segundos.