|

Principal InformaçõesNotícias


Espírito Santo sedia encontro nacional de gestores de finanças estaduais
17/09/2015- Palavras-chave: GEFIN, Confaz,
Vai até amanhã (18), a 45ª reunião ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (GEFIN), que acontece na Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz/ES). O encontro teve início nesta quinta-feira (17) e conta com a participação de técnicos de 24 estados brasileiros, além de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), Comissão Andina de Fomento (CAF), Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).

A abertura da reunião foi realizada pela secretária da Sefaz/ES, Ana Paula Vescovi, que deu boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância do grupo em um momento delicado da economia nacional, refletindo em muitos estados brasileiros. “As reuniões do GEFIN são muito importantes, pois tratam de assuntos que serão debatidos no âmbito do Confaz, onde seu principal objetivo é discutir ações para modernizar e aperfeiçoar a gestão das finanças públicas estaduais,” destaca Vescovi.

A reunião acontece sempre 15 dias antes do Confaz, que reúne os secretários estaduais de Fazenda do país. No encontro em Vitória, entre os temas que estão sendo debatidos são: Dívida Pública; Qualidade do Gasto Público; Contabilidade Pública; Regularidade Fiscal; Federalismo Fiscal; entre outros.

O GEFIN é um dos órgãos de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e é responsável pelo acompanhamento das questões fiscais e financeiras de ordem nacional, com impacto nas finanças dos estados federados.

Nesta sexta-feira (18), a secretária da Fazenda do Espírito Santo, Ana Paula Vescovi, também fará uma apresentação que abordará a Proposta de Lei de Responsabilidade Fiscal Subnacional.

Representatividade capixaba
Em abril, consultores do Tesouro Estadual capixaba foram eleitos para assumir a coordenação de grupos de trabalho do GEFIN. São eles: o gerente de Política Fiscal e da Dívida Pública, Marco Guilherme, que coordena o grupo da Dívida Pública; o contador geral do Estado, Bruno Pires, coordenador adjunto do grupo de contabilidade; e o subgerente de Regularidade Fiscal, Eduardo Reis, coordenador adjunto do grupo de Regularidade Fiscal.

A ampliação da participação de servidores da Sefaz na coordenação de grupos do GEFIN é muito importante para o Estado. Para o subsecretário do Tesouro Estadual Gustavo Cruz, “a participação dos profissionais da Sefaz indica reconhecimento técnico, demonstrando avanços na estratégia de cooperação e de relacionamento institucional com outros entes federativos”.

Créditos da foto: Romero Mendonça - Secom/ES

Informações à Imprensa
Assessora de Comunicação da Sefaz
Mayara Alvarenga
mayara.santos@sefaz.es.gov.br
3347-5128 / 99746-9479


Todas Notícias
24/04/2018 - Operação Tijolo Legal impede a entrada de 36 mil tijolos irregulares no Estado
24/04/2018 - Sefaz cancela processo seletivo para área de TI e inicia nova seleção
13/04/2018 - Sefaz publica edital com empresas indeferidas para o Simples 2018
12/04/2018 - Integração de órgãos de inteligência potencializa combate à fraude fiscal
12/04/2018 - Programa de Educação Tributária leva temática a diferentes setores da economia
10/04/2018 - Encontro nacional discute combate à fraude fiscal em Vitória
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2018 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,065 segundos.