|

Principal InformaçõesNotícias


Sefaz realiza ação de conscientização tributária na Ceasa
29/06/2015- Palavras-chave: Ceasa, conscientização tributária, NAC, educação tributária
Na próxima semana, entre os dias 29 de junho e 03 de julho, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizará uma série de ações pedagógicas e fiscais na Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa). O objetivo é orientar os produtores rurais na utilização de notas fiscais, coibindo práticas danosas ao fisco estadual, bem como apresentar orientações pedagógicas e fiscais aos produtores rurais e aos estabelecimentos comerciais.

De acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Bruno Negris, quando a nota fiscal não é entregue ao comprador, a prática acaba prejudicando a arrecadação estadual e, por consequência, a distribuição de impostos entre os municípios, que não entram na composição para cálculo do Índice de Participação dos Municípios (IPM), cuja distribuição é de 25% do ICMS.

Durante a semana, além de orientações, também serão distribuídos materiais didáticos para dar auxílio à ação. O foco principal será inicialmente a realização de um trabalho de conscientização dos produtores rurais e comerciantes, sobre a importância da emissão de notas fiscais e o recolhimento dos tributos estaduais, que geram benefícios para o Estado, municípios, além do próprio contribuinte e sociedade.

Após o trabalho de conscientização e orientação, será exigido o fiel cumprimento da lei, que passará a acontecer por meio de operação fiscal. Além disso, será assinado o Termo de Acordo de Mútua Cooperação Técnica criando o Núcleo de Atendimento ao Contribuinte (NAC) da Ceasa, que prestará as orientações necessárias aos produtores rurais. A ação fiscal conta com o apoio dos NACs de Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Viana, Cariacica, Venda Nova e outros.

Para o diretor presidente da Ceasa-ES, José Carlos Buffon, esta é uma parceria que visa orientar os produtores de como proceder com as notas fiscais, reforçando que isso retorna para seus municípios de origem. "Desde que assumimos a direção da Ceasa, buscamos estreitar relações e envolver o Estado em nossas ações, com transparência. Nesse primeiro, a parceria com a Sefaz será no sentido de orientar. Lembrando que não é uma fiscalização punitiva. Esse primeiro momento é uma "educação tributária" para os produtores, lojistas e também o público que frequenta a Ceasa”.

Informações à Imprensa:
Assessora de Comunicação da Sefaz
Mayara Alvarenga
mayara.santos@sefaz.es.gov.br
3347-5128 / 99746-9479

Assessor de Comunicação da Ceasa
Daniel Borges
daniel.borges@ceasa.es.gov.br
3636-3689 / 98849-5626


Todas Notícias
03/07/2018 - Governo do Estado e Abear assinam termo de compromisso para ampliar número de voos no Espírito Santo
29/06/2018 - Sefaz cria painel para acompanhamento da variação de preços de combustíveis
29/06/2018 - Locadoras de veículos têm nova norma para concessão de redução de alíquota
28/06/2018 - Sefaz convoca aprovados em processo seletivo simplificado
20/06/2018 - Operação Panaceia fiscaliza ação irregular no setor farmacêutico em Cachoeiro
19/06/2018 - Postos de combustíveis têm até o dia 30 para passarem a emitir a NFC-e
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2018 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,070 segundos.