|

Principal InformaçõesNotícias


IPVA 2015 começa a ser recolhido a partir de 1º de abril
27/03/2015- Palavras-chave: IPVA,
A partir de 1° de abril, proprietários de automóveis, caminhonetas, utilitários e motocicletas devem começar pagar o IPVA 2015. O recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores poderá ser feito em cota única, com desconto de 5%, ou em duas vezes, com parcelas vencendo entre os meses de abril, maio e junho, conforme o calendário divulgado no Diário Oficial do Estado e no site da Secretaria de Estado da Fazenda a href="http://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/ipva/arquivos/vencimentos/IPVA_2015_ANEXO_I.pdf" target="_blank"http://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/ipva/arquivos/vencimentos/IPVA_2015_ANEXO_I.pdfa.

Tem início em 1° de abril o recolhimento do imposto para veículos com placas de final 1 a 5. Já as placas com final de 6 a 0, irão recolher o IPVA a partir do dia 04 de maio. Ônibus, microônibus e caminhões iniciaram o recolhimento do imposto em março e vão até o mês de agosto.

Os Documentos Únicos de Arrecadação (DUAs) já foram enviados para os endereços registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) porém, mesmo quando os contribuintes não tiverem recebido o documento, o recolhimento precisa ser realizado dentro do prazo - caso contrário, haverá a cobrança de multa e juros. Para evitar que isso aconteça, o gerente de Arrecadação e Cadastro da Sefaz, Sérgio Pereira Ricardo, alerta que para o pagamento do IPVA é possível retirar outra cópia no site do Detran (a href="http://www.detran.es.gov.br" target="_blank"http://www.detran.es.gov.bra), em uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), no site da Sefaz (a href="http://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/ipva/consulta.php"http://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/ipva/consulta.phpa) ou em uma das Agências de Atendimento da Receita Estadual.

O gerente lembra ainda que os proprietários de veículos devem estar atentos não só para não perderem o prazo de pagamento do IPVA, mas também para realizar corretamente o recolhimento do imposto, especialmente quando esse for efetuado por meio de Internet Banking ou terminais de autoatendimento.
strong

Arrecadaçãostrong

O Espírito Santo hoje possui uma frota tributável de aproximadamente 1,3 milhão de veículos. A expectativa de arrecadação, com o recolhimento do IPVA 2015, é de R$ 470 milhões.

As alíquotas do imposto no Estado estão entre as menores do País: 2% para carros de passeio, caminhonetes e utilitários, e 1% para microônibus, ônibus, motocicletas e ciclomotores.

O valor arrecadado com o IPVA é igualmente dividido entre Estado e o município onde o veículo está licenciado. Por determinação constitucional, no mínimo 25% da arrecadação do IPVA é utilizado na Educação; os municípios precisam aplicar pelo menos 15% em Saúde e o Estado, pelo menos 12%.

strong

Inadimplência
strong
Desde o início do mês de março, a Sefaz iniciou o envio de autos de infração aos contribuintes em débito com o IPVA nos últimos quatro anos (2010 a 2014).

O contribuinte inadimplente, que ainda não quitou os débitos referentes ao imposto, pode emitir o DUA-Detran para recolhimento integral do IPVA no site da Sefaz (a href="http://www.sefaz.es.gov.br"http://www.sefaz.es.gov.bra), no site do Detran/ES (a href="http://www.detran.es.gov.br" target="_blank"http://www.detran.es.gov.bra) ou em uma Agência da Receita Estadual. O débito atualizado pode ser parcelado em até 10 vezes, desde que a parcela seja superior a R$ 134,35.

Caso o contribuinte não efetue o pagamento, sua dívida será protestada em cartório e executada judicialmente. Como consequência, o contribuinte terá seu CPF negativado, chegando até à penhora de bens.

Crédito da foto: Divulgação_Secom-ES

Informações à Imprensa
Assessora de Comunicação da Sefaz
Mayara Alvarenga
mayara.santos@sefaz.es.gov.br
3347-5128 / 99746-9479


Todas Notícias
24/04/2018 - Operação Tijolo Legal impede a entrada de 36 mil tijolos irregulares no Estado
24/04/2018 - Sefaz cancela processo seletivo para área de TI e inicia nova seleção
13/04/2018 - Sefaz publica edital com empresas indeferidas para o Simples 2018
12/04/2018 - Integração de órgãos de inteligência potencializa combate à fraude fiscal
12/04/2018 - Programa de Educação Tributária leva temática a diferentes setores da economia
10/04/2018 - Encontro nacional discute combate à fraude fiscal em Vitória
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2018 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,071 segundos.