|

Principal InformaçõesNotícias


Secretaria da Fazenda recebe visita técnica de consultoria do BID
10/03/2015- Palavras-chave: Sigefes, Gefin, Confaz, Profaz, contabilidade, sistema,
A Contabilidade Geral do Estado do Espírito Santo foi tema da visita técnica de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin/Confaz) à Secretaria da Fazenda (Sefaz), nos dias 06 e 07 de março. O encontro teve como objetivo conhecer a experiência da Contabilidade Geral do Estado na implantação do Sistema Integrado de Finanças Públicas do Estado (Sigefes).

A visita faz parte do programa de "Cooperação Técnica de Gestão Financeira Pública nos Estados Brasileiros (BR-T1285)", financiado pelo BID ao Gefin/Confaz, que visa à realização de um diagnóstico dos Sistemas Integrados de Administração Financeira (SIAF) das unidades federativas no que diz respeito à contratação, tecnologia, aplicação e integração com outros sistemas. O Espírito Santo ficou entre os seis estados selecionados para realização do trabalho, dentro do programa.

“Com a implementação do Sigefes, o Estado se tornou uma das referências nacionais em matéria de convergência às novas normas de contabilidade aplicada ao setor público. O Flexvision representa um avanço sem precedentes no tocante à geração de relatórios e extração de dados contábeis”, declarou o consultor do Tesouro Estadual e contador-geral do Estado, Bruno Pires Dias.

O Espírito Santo é um dos primeiros estados a implantar um sistema informatizado de finanças e contabilidade, voltado ao atendimento das normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público, munido de ferramenta de caráter gerencial que auxilia e otimiza a produção de informações legais e gerenciais.

No Portal de Transparência do Governo Estadual, os dados de execução orçamentária e financeira que alimentam o site são fornecidos pela Sefaz e extraídos do Sigefes.


Sigefes

O Sigefes é novo sistema oficial de execução orçamentária, financeira e contábil adotado pelo Governo do Espírito Santo, em substituição ao Siafem. Com a troca da plataforma, houve avanços em tecnologia, com a adoção de soluções modernas, desenvolvidas em linguagem de última geração e voltadas para o ambiente online, permitindo alto grau de automatização de processos e facilidade na geração de relatórios gerenciais.

O Sigefes tem impacto direto em 125 Unidades Gestoras (UG) de todas as pastas públicas, incluindo empresas, autarquias e fundações. No total, mais de mil servidores atuam diretamente no planejamento e execução orçamentária, patrimonial, financeira e contábil, permitindo a agilidade e racionalização de processos.

O projeto está sendo executado com recursos provenientes de financiamento do BID, no valor de R$ 7,4 milhões, por meio do Plano de Desenvolvimento da Administração Fazendária (Profaz-ES).


Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sefaz
mayara.santos@sefaz.es.gov.br
Mayara Alvarenga
3347-5128 / 99746-9479


Todas Notícias
18/01/2018 - Conselho Estadual de Recursos Fiscais tem novos membros
17/01/2018 - Sefaz inicia projeto piloto para autorregularização de pendências com a Receita
12/01/2018 - Sefaz moderniza fiscalização com implantação de laboratório forense digital
08/01/2018 - Código de Defesa do Contribuinte simplifica e desburocratiza relação com Fisco
08/01/2018 - Governador sanciona Código de Defesa do Contribuinte e anuncia primeira escola t
05/01/2018 - Espírito Santo é destaque em envio de dados contábeis e fiscais à União
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2018 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,261 segundos.