|

Principal InformaçõesNotícias


Tesouro Estadual realiza seminário para contadores públicos
21/10/2014- Palavras-chave: Tesouro Estadual; Sigefes; contabilidade pública
Nos últimos dias 13 e 15 de outubro, o Tesouro Estadual, em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), realizou o Seminário para Contadores dos Órgãos e Entidades do Governo do Estado. O evento aconteceu no auditório da Esesp, com participação de cerca de 100 servidores do Estado. O encontro teve por objetivo principal discutir importantes assuntos relativos às rotinas dos servidores dos grupos financeiros dos órgãos do Estado.

De acordo com o consultor do Tesouro Estadual e contador-geral do Estado, Bruno Pires Dias, que realizou a primeira palestra do evento, os trabalhos desenvolvidos pelos consultores do Tesouro Estadual nos últimos anos fizeram com que o Espírito Santo se tornasse referência nacional em matéria de convergência às normas internacionais de contabilidade do setor público, cujo aprimoramento, ressalta, mostra-se imprescindível para a evolução das finanças públicas estaduais.

O consultor do Tesouro Estadual e subgerente do Sistema de Finanças Públicas, Gilmar Hartwig, ministrou palestra que debateu as principais dúvidas relacionadas à operacionalização do Sigefes. Também foram discutidos temas como regularidade fiscal dos órgãos com a União, as novas demonstrações contábeis aplicadas ao setor público e programação e execução financeira.

O evento contou ainda com a participação do auditor do Tribunal de Contas do ES (TCEES) Rodrigo Lubiana, que esclareceu as principais dúvidas relativas às prestações de contas dos ordenadores de despesa, com base na recente Instrução Normativa n° 28/2013 do TCEES.

Sigefes

Implementado no dia 1º de janeiro de 2014, o Sigefes é o sistema responsável pela gestão do planejamento e execução contábil, orçamentária e financeira, tendo substituído o Siafem, o SISPPA e o Siplan. Além disso, o Sistema permite ao Estado o cumprimento das novas normas contábeis exigidas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para convergência aos padrões internacionais de Contabilidade.

Com a troca de plataforma, o Governo avançou em tecnologia, desenvolvida em linguagem de última geração e voltada para o ambiente web, permitindo alto grau de automatização de processos e facilidade na geração de relatórios gerenciais, o que põe o Estado do Espírito Santo como uma das referências em matéria de convergência às novas normas de contabilidade pública.


Últimas Notícias
18/01/2018 - Conselho Estadual de Recursos Fiscais tem novos membros
17/01/2018 - Sefaz inicia projeto piloto para autorregularização de pendências com a Receita
12/01/2018 - Sefaz moderniza fiscalização com implantação de laboratório forense digital
08/01/2018 - Código de Defesa do Contribuinte simplifica e desburocratiza relação com Fisco
08/01/2018 - Governador sanciona Código de Defesa do Contribuinte e anuncia primeira escola t
05/01/2018 - Espírito Santo é destaque em envio de dados contábeis e fiscais à União
Veja mais notícias...

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

© Copyright 2003 - 2018 Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo

Av. João Batista Parra . nº 600 . Ed. Aureliano Hoffman . Enseada do Suá . Vitória-ES . CEP: 29050-375 . CNPJ: 27.080.571/0001-30

Página carregada em 0,157 segundos.